Qual a diferença de uma prótese dentária para um implante dentário ?
Após ocorrer a osteointegração ( 4 a 6 meses de sua instalação ) ou seja; formação óssea ao redor do implante dentário, é feita uma prótese sobre o implante dentário; na verdade o implante substitui a raiz e é usado para suportar a prótese que substitui a coroa do dente.

 

Pode existir rejeição num implante dentário ?
Não ocorre uma rejeição,o que acontece é que não ocorre a formação adequada de osso nas espiras do implante dentário por vários motivos,entre eles: qualidade óssea,quantidade óssea em altura e ou espessura,causas sistêmicas.

 

Qual a durabilidade de um implante dentário ?
O implante dentário pode durar para sempre,com higienização diária, próteses adequadas e visitas periódicas ao dentista.

 

Existe uma idade mínima ou máxima para que uma pessoa possa fazer um implante dentário ?
Os implantes dentários podem ser instalados após o completo desenvolvimento da maxila e mandíbula. ou seja , em torno dos 18 anos. Após esta idade, sempre, desde que o estado geral seja bom e que haja estrutura óssea em qualidade e quantidade, em espessura e altura para isso.

 

Existe algum procedimento extra para a higiene bucal,após a instalação dos implantes de dentes ?
Não, as próteses sobre implantes dentários devem ser muito bem higienizadas da mesma forma que os dentes ou outros tipos de próteses, após as refeições.

 

Pode ser feito um implante de um só dente ?
Não há nenhuma restrição.

 

Qualquer dente pode ser implantado ?
Não, os implantes dentários são instalados até a região de primeiros molares; na maxila a região de segundos molares apresenta um osso de baixa qualidade e tanto na maxila quanto na mandíbula e difícil o acesso (pouca abertura de boca) para este tipo de trabalho.

 

Uma pessoa com osteoporose pode fazer um implante dentário ?
Em muitos casos sim, porque apesar da osteoporose, ocorre a formação óssea adequada ao redor dos implantes dentários.

 

Uma pessoa com problema periodontal, pode fazer um implante de dentário ?
Pode, desde que a doença periodontal esteja controlada.

 

Em pessoas com problema periodontal, ocorre uma perda óssea ao redor do implante dentário como ocorre ao redor da raiz do dente ?
Não, a perda óssea ao redor do implante dentário é muito menor, os microorganismos não tem a mesma identidade com o titânio, como tem com as raízes dentárias.

 

Quando é necessário fazer enxerto ?
Quando não há quantidade adequada de osso, é necessário fazer enxerto ósseo,que pode ser:
- autógeno: osso obtido da própria pessoa, de outra região da boca,do osso ilíaco ou calota craniana, sendo que nestes dois últimos casos é necessária a internação hospitalar para a sua remoção (casos de grandes perdas ósseas)
- autólogo: que são enxertos retirados de doadores humanos
- xenólogos: que são enxertos retirados de animais, normalmente enxetos bovinos
Os enxetos podem ser usados em blocos ou particulados, conforme a indicação.Digite seu parágrafo aqui.